Pular para o conteúdo

Nunca mais sofra com o se… então…

Nesse artigo iremos abordar um assunto que causa bastante confusão na cabeça dos alunos e é de longe o assunto mais cobrado quando se fala em operadores lógicos. Entretanto a partir de então a condicional não será um bicho de sete cabeças para você. Acredita nisso? Então vamos aos trabalhos. Que os jogos comecem!!!

Os assuntos a serem tratados aqui serão:

  • O que é a condicional
  • Como entender a condicional
  • Exemplos de condicional
  • Tabela verdade da condicional
  • Diagrama lógico da condicional
  • Como a condicional é cobrada em prova.

O que é a condicional

A condicional é o conectivo lógico que estabelece uma relação de suficiência e necessidade, nessa ordem, em relação a duas proposições lógicas (calma, você entenderá essa relação mais a frente, por enquanto apenas aceite isso). A forma de expressar uma condicional é se p, então q ou p → q. O símbolo que representa uma condicional é uma seta apontada na direção direita (→).

Como entender a condicional

Ah! Condicional, condicional, temida por todos os estudantes de lógica matemática, odiada por sua forma de ser. Basta! Basta! A partir de agora esse sentimento será extirpado de sua mente, não mais existirá. Sabe o porquê? Simples. Você realmente entenderá o que é uma condicional, ela não será um peso em sua vida, você a dominará de forma excelente. Talvez você esteja em dúvida quanto ao que eu estou falando, mas falo sério. Isso não é nenhuma brincadeira de mal gosto. Ao terminar essa aula você terá conhecimento suficiente para encarar as questões que envolvem a condicional com boa desenvoltura.
Vamos analisar a seguinte frase: Se José é cearense, então ele é brasileiro.
Temos duas proposições simples ligadas pelo conectivo se…então.
Vamos elencar algumas possibilidades sobre essas proposições, por meio de perguntas.

Primeira pergunta: se José é cearense, também ele será brasileiro? Verdade!
Segunda pergunta: se José é cearense ele não será brasileiro? Falso! Pois todo cearense é brasileiro, assim como todo paulista, maranhense, mineiro, etc…
Terceira pergunta: se José não for cearense, ele poderá ser brasileiro? Verdade! Visto que ele poderá ser mineiro, maranhense, paulista.
Quarta pergunta: Se José não for cearense, ele não poderá ser brasileiro? Verdade! Ele simplesmente pode ser de outra nacionalidade, assim não sendo nem cearense e nem brasileiro.

Se você leu atentamente as perguntas realizadas, percebeu que a segunda pergunta foi a única em que e resposta foi falsa. É por esse motivo que a condicional será falsa quando a primeira proposição for verdadeira e a segunda falsa, visto que ser cearense é verdadeiro, não ser cearense é falso e ser brasileiro é verdadeiro e não ser brasileiro é falso. Como assim, ainda não entendi. A proposição José é cearense é verdadeira, certo? Já a segunda proposição não será brasileiro é falsa, pois ser brasileiro é verdadeira. Pronto. Agora você nunca mais vai esquecer como funciona a condicional. Basta lembrar que todo cearense é brasileiro. Você pode trocar a a palavra cearense por paulista, ou maranhense, ou carioca, enfim, acho que você entendeu.

Exemplo de condicional

Vamos exemplificar uma condicional. Dadas duas proposições simples:
p: O carro está quebrado
q: Hoje não vamos passear

Formaremos a condicional assim:
p → q: Se o carro está quebrado, então hoje não vamos passear.

Nota: Há diversas outras formas de se formar uma condicional. Convém saber o formato delas também, pois caem bastante em prova.
Veja a tabela abaixo:

Expressões equivalentes a proposição se p, então q (p → q)

ExpressãoExemplo
p somente se qEstudo muito somente se passarei na prova
q, contanto pPassarei na prova, contanto que tenha estudado muito.
no caso de p, qNo caso de estudar muito, passarei na prova.
se p, qSe estudo muito, passarei na prova.
p implica qEstudar muito implica que passarei na prova.
q, no caso de pPassarei na prova, no caso de estudar muito.
q, pois pPassarei na prova, pois estudo muito.
q, se pPassarei na prova, se estudar muito.
p é suficiente para qEstudar muito é suficiente para passar na prova.
q é necessário para pPassar na prova é necessário para estudar muito.

Nota: na tabela acima algumas expressões trocam as posições das proposições, fique atento a esse detalhe. Ora aparece p e depois q. Ora aparece q e depois p. Fique de olho.

Tabela verdade da condicional

Depois que entendemos como funciona a condicional, a criação da tabela-verdade desse conectivo lógico fica relativamente simples. Pela teoria sabemos que há apenas uma única forma de a condicional ter como resultado o valor de falso: quando a primeira proposição for verdadeira e a segunda for falsa. Pronto! Nos outros arranjos, sempre teremos resultado lógico da condicional como verdadeiro.

Diagrama lógico da condicional

O diagrama lógico da condicional consiste no conjunto p contido no conjunto q. Assim posso transformar uma condicional em um diagrama lógico, em que a primeira proposição está inserida dentro da segunda proposição. Esquematizando podemos entender que a seta da condicional parte do centro para o exterior.

Como a condicional é cobrada em prova.

Eis essa questão da banca FUNDATEC que caiu em 2020.

O diagrama lógico que pode representar a proposição “Ser morador de Imbé é ser morador do Rio Grande do Sul” é mostrado na alternativa:
A)

B)

C)

D)

E)

Analisando a frase: “Ser morador de Imbé é ser morador do Rio Grande do Sul”, podemos traduzi-la como “Todo morador de Imbé é morador do Rio grande do sul”. E isso significa que o conjunto dos moradores de Imbé está contido, isto é, dentro do conjunto das pessoas que moram no Rio grande do sul. A letra D corresponde perfeitamente ao que acabamos de explicar. Portanto a correta é a letra D.

Então até a próxima aula. Bons estudos!